O amor é como as plantas. Tem de ser alimentado e cuidado senão pode morrer.
Dez ideias para manter viva a relação
1. Mude os papéis. Os estereótipos conduzem à rotina. Mudar de hábitos estimula a relação.
2. Discuta os problemas para melhorar o futuro. Falamos do passado para que o outro recapitule, mas os seres humanos tendem a defender-se e não costumam pedir perdão. É melhor procurar chegar a acordo para o futuro sem partir do princípio de que o outro vai repetir o comportamento habitual.
3. Volte a seduzir o parceiro. O erotismo parte sempre do zero. Partimos do princípio de que, por termos uma relação, podemos saltar os preliminares, mas a bioquímica do sexo não aceita elipses.
4. Pergunte como se não soubesse nada do outro. Ouça com atenção o outro, em vez de o interpretar. Isso contribui para que ele se sinta legitimado nas suas necessidades e interesses.
5. Use mensagens com "eu”. Troque as expressões com "tu" ("não me ligas", "queres ter sempre razão") por outras com "eu” ("sinto-me triste").
6. Coloque desafios à relação. Explorem juntos algum campo novo; desporto, jogos eróticos, viagens... Algo que seja diferente e agradável.
7. Especifique quando fala do outro. Com a passagem do tempo, os membros de um casal tendem a generalizar relativamente ao outro. Mudem esse hábito e sejam mais específicos, pois os conflitos nunca são globais e os interesses variam.
8. Falem de fantasias eróticas. Os casais não costumam fazê-lo porque pensam que o outro quer pô-las em prática. Nem sempre é assim: as fantasias sexuais são excitantes pelo facto de imaginá-las. Partilhá-las é uma forma de imaginá-las em conjunto.
9. Não ao dogmatismo. Fale com flexibilidade sobre as necessidades, os interesses e os sentimentos, e não do modo como as coisas têm de ser ou deviam ser.
10. Exprima a ira. É positivo para a relação poder canalizar a agressividade, evitando os extremos de reprimir ou explodir. Dê ao outro a oportunidade de desabafar antes de se sentir magoado.
in Super Interessante nº 134, Portugal, Agosto de 2009
*
Não queira ser você a florzinha de estufa a reclamar todas as atenções e esforce-se por manter um ambiente saudável e apaixonado no seu relacionamento. Aqui ficam mais conselhos para manter viva a chama: 30 Dicas para um casamento feliz
Sem comentários:
Enviar um comentário