quarta-feira, 29 de novembro de 2017

cinturão, tanga, cuecas, trusse, boxers


o profeta Jonas por Michelangelo, Capela Sistina



A TRUSSE DO PROFETA


Por: Frederico Lourenço


A terminologia da roupa interior masculina em língua portuguesa é muito ingrata. Como devemos chamar ao artigo de vestuário que nós, homens, vestimos debaixo das calças? "Cuecas" é péssimo; "trusse" ainda é pior. Hoje, em desespero de causa, todos dizemos "boxers", mas já se está a ver que a palavra não é portuguesa (e "trusse" também não é).


Quem traduz textos antigos que se situam no nível do Sublime - como Homero e a Bíblia, textos que tenho o privilégio de conhecer bem - fica sempre desarmado quando depara com este problema de terminologia. É que os heróis de Homero vestiam "boxers", tal como nós. E as figuras que se nos deparam na Bíblia também. Ouvimos falar, de forma famosa, da trusse do profeta Jeremias; e também é feita alusão aos "boxers" (digamos assim) de São Pedro em duas passagens do Novo Testamento.


Quando traduzi a Ilíada, dei-me conta deste problema num verso em que se referem as cuecas de Menelau no Canto 4 (v. 187). A palavra em causa é "zôma" (ζμα) e, sem saber como falar de cuecas em registo épico, optei por traduzir a palavra por "cinturão", achando que dava um som bastante imponente, másculo e digno. Esta palavra "zôma" é o substantivo correspondente ao verbo "zônnumi" (ζώννυμι), que significa "vestir uma trusse", que é utilizado no Canto 24 da Odisseia (v. 89), quando se fala de atletas a equiparem-se para proteger a zona genital (do mesmo modo na Ilíada, no v. 683 do Canto 23).


Este mesmo verbo ζώννυμι, com o sentido presumível de "vestir os boxers", aparece no final do Evangelho de João, quando Jesus diz a Pedro (João 21:18) que «vestias-te» e «outro te vestirá», usando justamente o verbo ζώννυμι em duas das suas três ocorrências no Novo Testamento. O mesmo verbo é usado pelo anjo que fala com Pedro nos Actos dos Apóstolos (12:8).


O assunto complica-se bastante quando temos de o enfrentar no livro de Jeremias, no Antigo Testamento. Aí surge-nos também a palavra para trusse ("perízôma"), que optei por traduzir por "tanga" (equivalente à palavra alemã "Schurz", que é o sentido próprio, nos grandes comentários e dicionários alemães, da palavra grega que ocorre no Antigo Testamento). No início do capítulo 13 de Jeremias, Deus diz ao profeta: "Vai e adquire para ti uma tanga de linho e coloca-a à volta da tua cintura; e por água ela não passará".


Bom, eu sei o que vocês estão a pensar. Não lavar a tanga? Mas não vamos por aí, já que todos sabemos como estes temas na Bíblia são alegóricos. Deus não está a falar em cuecas verdadeiras, certo? É tudo uma metáfora. O que se entende, então, pela palavra hebraica "ezor" e pela sua versão grega "perízôma"?


A alegoria é explicada pelo próprio Deus de Israel no texto de Jeremias, quando Ele diz: "tal como se cola a tanga à volta da cintura do homem, assim colei a Mim a casa de Israel e toda a casa de Judá" (Jeremias 13:11). Portanto, seguindo até às últimas consequências o sentido da metáfora, os fiéis são para Deus o que a trusse é para o homem.


Deixo a explicação destas alegorias com roupa interior masculina aos teólogos. De forma mais pragmática: como seria o aspecto, o desenho, dessa coisa bíblica e homérica que os homens vestem debaixo da roupa?


Michelangelo, homem ultra-sensibilizado em relação a tudo o que se relaciona com o corpo masculino, resolveu-nos esse enigma no retrato que fez do profeta Jonas na Capela Sistina. É certo que a Bíblia nunca nos fala da roupa interior de Jonas; e também é certo que, no retrato que fez de Jeremias na mesma Capela Sistina, Michelangelo se absteve por completo de mostrar a roupa interior do venerando profeta, que ele representou vestido com roupa quase até aos pés (calçando, ao que se diz, as próprias botas do Michelangelo). No entanto, é a Jeremias que Deus manda vestir a tanga que nunca passará por água. Depois ordena-lhe que a dispa e que a esconda no buraco de uma pedra (Jeremias 13:4).


Deixem-me só acrescentar mais isto: o profeta conta como foi, depois de muitos dias, à procura da tanga que tinha escondido no buraco da pedra. "E eis que estava destruída. O que não será vantajoso para nada". Pois.
Coimbra, 2017-11-29, https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1948729488710297&set=a.1467959723453945.1073741829.100007197946343&type=3&theater



Jeremias de Michelangelo, totalmente vestido



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