quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tu brincas com Eros, ó implacável






Tu brincas com Eros, ó implacável
Déspota, e as ninfas tu animas,
De azul pupila, e rubros elos
De Afrodite. Ambulas, entretanto,
em píncaros de sombra, em montes
De lá, que escutes meu chamado:
De Cleobulo, ó Dioniso,
Ah faz com que ele seja meu amado.

Anacreonte, frg. 2D (Tradução de Frederico Lourenço,  Poesia grega - de Álcman a Teócrito. Lisboa: Cotovia, 2006)




Por Cleobulo estou apaixonado,
por Cleobulo estou louco de amor,
para Cleobulo não me canso de olhar.

Anacreonte, frg. 359 PMG (idem, p. 56)










Homem muito homem fui, e homem por mulheres! – nunca tive inclinação pra aos vícios desencontrados. Repilo o que, o sem preceito. Então – o senhor me perguntará – o que era aquilo? Ah, lei ladra, o poder da vida [...] Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. Diga o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa feita. Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego. Era ele estar por longe, e eu só nele pensava. E eu mesmo não entendia o que aquilo era? Sei que sim. Mas não. E eu mesmo entender não queria. Acho que. Aquela meiguice [...] o cheiro do corpo dele, dos braços, que às vezes adivinhei insensatamente – tentação dessa eu espairecia, aí rijo comigo renegava.

Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa, 1956





Torna-se evidente que a máscara heterossexual de Riobaldo é a que lhe angustia, pois exerce, no bando, esta face de sua identidade, todavia se compraz no amor – embora rejeitado, negado, velado – por Diadorim, sujeito do mesmo sexo.
Evidencia-se no fragmento citado um complexo de identidade vivido pela personagem em foco, que mantém uma luta interna entre o ser homem (heterossexual, macho, viril, jagunço) e o ser gay (dar vazão ao desejo sexual pelo outro do mesmo sexo). Essa luta talvez possa ser dirimida se pensarmos que a crise pela qual passa não diz respeito diretamente a uma questão que o aloca no plano interpretativo dos que são “puramente” gays. Ora, pensar o gay de um ponto de vista cultural, social, antropológico, por exemplo, equivale a entendê-lo como um sujeito que exerce sua cidadania (ou que deveria exercer, uma vez que ainda é negada a cidadania a muitos gays no Ocidente), mantenedor não só do desejo afetivo-emocional (incluído aqui o sexual) pelo outro do mesmo sexo, mas também de toda uma cultura e desejo (desejo no sentido de uma estrutura psíquica, segundo a teoria psicanalítica), fato que o coloca num patamar não menor em relação ao já historicamente consolidado sujeito heterossexual. […]
Riobaldo incorpora a agonia do gay contemporâneo que “saiu do armário” e se vê diante de portas ainda fechadas para uma condição cambiante, ainda posta em prova nos cenários violentos das grandes cidades em que a “permissividade” do exercício da cidadania gay ainda é incipiente, preliminar, embora saibamos das várias conquistas sociais e culturais que os gays conseguiram nas duas últimas décadas.

Desejo homoerótico em Grande Sertão: Veredas”, Antonio de Pádua Dias da Silva, 2007

Sem comentários: